O presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), Luciano Stremel Barros, se reuniu na manhã desta quinta-feira (20.09) com o diretor de Assistência a Comunidades Vulneráveis da Interpol, Valdecy Urquiza. O encontro aconteceu na sede da Interpol em Lyon, na França e esteve presente também o diretor de Relações Institucionais e Empresariais do Instituto, José Elias Castro Gomes.
Na pauta da reunião, os cenários das fronteiras mundiais da atualidade e o tráfico de pessoas. O encontro abre caminhos para a cooperação técnica entre as duas entidades. Luciano Barros também apresentou os trabalhos do IDESF sobre as fronteiras brasileiras.
No início de setembro, a Instituto lançou mais um estudo sobre as regiões fronteiriças. O Diagnóstico do Desenvolvimento das Cidades Gêmeas do Brasil é uma radiografia das áreas limítrofes com os países vizinhos a partir de indicadores oficiais nas áreas da saúde, educação, economia e segurança, levantados em 32 cidades gêmeas brasileiras.