DESCRIÇÃO DO CURSO | EMBA
O MBA Executivo em Gestão Empresarial – EMBA é dirigido aos profissionais com experiência, que dentro de suas organizações realizam trabalhos caracterizados pela tomada de decisões e o manejo de recursos empresariais, assim como aqueles profissionais que realizam funções similares e complementares na alta direção.
Um completo programa de formação que foca seus conteúdos em:
- Considerações estratégicas próprias da alta direção, combinando os aspectos de compreensão do ambiente e o desenvolvimento estratégico;
- Impacto dos fatores “chave” tecnológicos e humanos;
- Técnicas financeiras e sistemas de informação contábil, em cujo desenvolvimento se incluem os aspectos internacionais da gestão;
- Perspectiva estratégica de Marketing, incluindo considerações comerciais, que devem estar presentes na alta direção;
- Processos e operações que geram produtos e serviços que atendem às necessidades dos clientes e sua repercussão no grupo de profissionais que atuam na empresa;
- Abordagem integradora das habilidades diretivas que constituem o eixo central da atividade de direção geral.
OBJETIVO
Este curso foi desenvolvido para munir os alunos de conhecimentos necessários para integrarem o corpo diretivo, fazendo com que utilizem sua gama de experiência como base para o desenvolvimento e implantação de novos projetos, considerando:
- A habilidade na gestão de equipes;
- A integração de aspectos internos e externos de uma companhia/empresa;
- A responsabilidade social, tanto do empresariado quanto dos gestores das organizações.
PERFIL DO ALUNO
Os alunos do nosso EMBA são pessoas proativas dispostas a promover uma carreira profissional diretiva, dirigindo uma empresa, uma divisão dentro da mesma ou atuar em ambiente caracterizado pela tomada de decisões e manejo de recursos em condições equivalentes a alta direção.
Para o Programa EMBA o candidato deverá ter concluído a graduação.
Campos profissionais abrangidos pelo EMBA da ESIC:
- Comercial e marketing;
- Direção geral;
- Staff e assessoramento;
- Análise estratégica;
- Planejamento;
- Direção de planejamento;
- Orçamento;
- Consultoria e assessoramento de empresas;
- Criação de empresas.
METODOLOGIA
As disciplinas abordam todos os aspectos necessários para que os profissionais possam assumir cargos diretivos.
Tais conteúdos são transmitidos em aulas com número reduzido de alunos, o que facilita a relação mais estreita com o professor, permitindo um aprendizado de alta qualidade.
Para completar as sessões previstas, o programa conta com:
- Aulas com didática voltada a levar o aluno a situações cotidianas, exercitando estratégicas e táticas organizacionais;
- Corpo docente composto de doutores e mestres, que atuam no âmbito empresarial e que aliam a teoria à prática na gestão diretiva;
- Simulações empresariais dinâmicas, com a utilização de softwares atuais que possibilitam a experiência de tomada de decisões e suas respectivas conseqüências em situações reais.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
A Empresa e o ambiente internacional de Negócios
Planejamento Estratégico, BSC e Economia de Empresas
E-business, E-commerce, E-Marketing e Fatores Tecnológicos
Governança Corporativa, Fusões, Aquisições, Alianças Estratégicas e Bolsa de Valores
Aspectos Tributários, Societários, Investimentos e Financiamentos
Cálculo Financeiro, Sistema de Informação Contábil e Gerenciamento de Custos
Diagnóstico Econômico-Financeiro, Gestão do Capital Circulante, Planejamento e Controle
Plano de Marketing e Comunicação Integrada de Marketing
Segmentação, Posicionamento e Gestão de Preços em Marketing
Produtos, Serviços e Gestão de Canais de Distribuição em Marketing
Ética, Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa
Comércio Exterior e Internacionalização de Empresas
Qualidade, Organização e Gestão da Produção
Logística, Trade e Supply Chain
Planejamento de Recursos Humanos, Relações Sócio Laborais e Desenvolvimento Organizacional
Gestão por Competências, Planejamento e Gestão de Carreira
Liderança e Gestão de Equipes de Alta Performance
Criatividade, Inovação e Gestão do Conhecimento nas Organizações
Técnicas de Negociação, Gestão de Conflitos e Comunicação Interpessoal
*OPÇÃO: MÓDULO INTERNACIONAL: CHINA, EUA e EUROPA
Certificado: Faculdade Internacional ESIC – Business e Marketing School.
MBA autorizado pelo MEC, conforme Resolução CNE / CES nº 1, de 3 de abril de 2001.