O livro “Defesa e segurança nas fronteiras amazônicas” reúne estudos de diversos autores e pesquisadores sobre temas importantes para o Brasil e demais países amazônicos, como questões de soberania, segurança e desenvolvimento sustentável, sob a perspectiva dos desafios e as oportunidades presentes na Amazônia, com foco na promoção da paz e da segurança regional.
O livro foi lançado pela Editora IDESF e está disponível para download gratuito. Clique aqui para baixar
A publicação faz parte do projeto de pesquisa “Defesa Nacional, Fronteiras e Migrações (PROCAD-Defesa)”, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo Ministério da Defesa. A organização é dos professores Tássio Franchi, Marcos Alan Ferreira e Tomaz Espósito Neto.
Tomaz destaca que a publicação proporciona entender os diversos problemas que atingem a população sul-americana. “O livro reúne trabalhos de intelectuais renomados nas suas pesquisas e busca cobrir uma lacuna que é o aprofundamento dos estudos sobre segurança integrada em fronteiras e sobre diversos aspectos relacionados ao combate ao crime organizado, segurança e desenvolvimento nas áreas de fronteira. Além disso, o livro também apresenta soluções e avaliações das políticas em andamento”.
As instituições de origem dos autores incluem universidades, centros de pesquisa e entidades governamentais que compartilham o compromisso de fortalecer o entendimento sobre as complexas dinâmicas de segurança na região amazônica. Segundo o Comandante Militar da Amazônia, General Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, “o livro se enquadra perfeitamente dentro do contexto de trazermos para o debate as Forças Armadas, a academia, os vários setores da nossa sociedade e com isso temos a elaboração de um cenário mais propício para desenvolver soluções para a Amazônia. É o Exército trazendo oportunidades de ciência, pesquisa e inovação”.
Luciano Stremel Barros, presidente do IDESF, manifestou a alegria em publicar mais um livro por meio da Editora IDESF. “Esta é uma importante coletânea de artigos que ilustram e facilitam o entendimento dos desafios para as dinâmicas securitárias deste bioma que compartilhamos com os países vizinhos. Escritos por pesquisadores que estão e têm convivência com o terreno, tornando a pesquisa científica rica em experiências empíricas e evidências, torna-se pilar para o pensar de políticas públicas que estejam em sintonia com as realidades locais”.
Lançamento do livro – Entrevista com o General Costa Neves
Durante a realização das pesquisas, o Comando Militar da Amazônia (CMA) desempenhou papel fundamental no apoio à produção de alguns dos capítulos apresentados no livro, fornecendo dados primários de suas operações na Faixa de Fronteira e nas Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em toda a Amazônia Ocidental.
O presidente do IDESF, Luciano Stremel Barros, e o professor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), Tássio Franchi, conduziram uma entrevista com o Comandante Militar da Amazônia, General Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, que falou sobre as vocações estratégicas do Exército Brasileiro junto às fronteiras, ações preventivas e repressivas ao combate aos crimes transfronteiriços e delitos ambientais, cooperações regionais, apoio ao desenvolvimento sustentável da região e aos povos originários, além do lançamento do livro.