IDESF lança novas edições de revista científica com mais de 80 artigos sobre fronteiras

0
305

O Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF) lança mais uma edição da revista científica (Re) Definições das fronteiras. Só nas publicações de novembro, são mais de 80 artigos sobre assuntos relacionados às fronteiras, divididos em temas pertinentes ao Arco Sul, Arco Central, Arco Norte, Temáticas Gerais e Desafios Ambientais.
São contribuições de alunos do IDESF, pesquisadores, servidores públicos e da iniciativa privada. “Os pesquisadores puderam suscitar debates e principalmente apontar melhorias em seus ambientes de trabalho e em processos relativos aos próprios cotidianos em cada ponto das nossas fronteiras”, relatou Luciano Stremel Barros, Presidente do IDESF e um dos editores da revista.
Boa parte dos artigos publicados nas edições atuais são resultado dos estudos dos alunos da turma 2022/2023 da Pós-graduação lato sensu em Gestão, Estratégia e Planejamento em Fronteiras, realizada em conjunto com a Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal (UniPRF). Junto com estas contribuições, há também um caderno de artigos de pesquisadores que submeteram estudos independentes, já que a revista é de fluxo contínuo. Dentre os temas, estão tecnologias de monitoramento, princípios da abordagem policial em fronteiras, cooperação entre órgãos de segurança, políticas públicas e desenvolvimento econômico, perícias de trânsito em cidades de fronteira e monitoramento veicular, resoluções e legislações de fronteira, além dos crimes transnacionais, atuação de organizações criminosas e desafios de atuação em cada região.
Desde que a revista foi lançada, em novembro de 2023, foram publicadas edições com temáticas gerais e também específicas, com dossiê temáticos sobre contrabando e descaminho, realidades e desafios nas fronteiras, tráfico de pessoas e desafios ambientais.
As publicações estão disponíveis no link: https://journal.idesf.org.br/

Pós-graduação em Gestão, Estratégia e Planejamento em Fronteiras

O Programa de Pós-graduação lato sensu em Gestão, Estratégia e Planejamento em Fronteiras promove a formação de quem atua nos diversos segmentos das áreas de fronteira. O objetivo é proporcionar aos profissionais uma visão transversal e estratégias integradas para tais regiões. Mais de 450 alunos já foram formados.
A Pós-graduação tem duração de 18 meses e as aulas são realizadas na modalidade online ao vivo, uma vez por mês, às segundas, terças e quartas-feiras, das 19h às 22h. O formato ao vivo é mais vantajoso por ser mais interativo e o usuário pode tirar dúvidas e ter contato com os professores no momento de transmissão das aulas. O curso é uma parceria entre IDESF + ESIC Internacional Business School e a certificação ocorre por meio da ESIC Internacional.
Os professores são profissionais que atuam no contexto de fronteiras no Brasil e em outros países como Alemanha, França, Argentina, China e Estados Unidos e são representantes de organizações públicas e privadas, que têm uma visão e experiência nos contextos nacionais e internacionais.

Nova turma para 2025

Uma nova turma da Pós-graduação em “Gestão, Estratégia e Planejamento em Fronteiras” está sendo formatada e deve iniciar no primeiro semestre. Os interessados podem preencher o formulário a seguir e fazer parte da próxima turma. A partir dos dados fornecidos, a equipe do IDESF entrará em contato quando abrirem as inscrições. Link do formulário: https://forms.gle/dfVeLx9PQuiGSg7D8

Dentre os módulos ofertados na Pós-graduação, estão:

Aula integradora com o tema “Gestão e Segurança Pública para as Fronteiras”

Panorama e potencialidade das fronteiras

Orientação I: Modelagem de projeto de ação para a fronteira e/ou artigo científico

Geopolítica e geoeconomia das fronteiras

Acordos de cooperação internacional na América Latina e MERCOSUL

Gestão de projetos para regiões de fronteira: PMBOK e métodos ágeis

Teoria dos jogos

Economia do crime: tráfico, contrabando e descaminho

Inteligência criminal e estratégia

Governança e compliance no setor público e privado

Liderança e gestão de equipes de alta performance

Análise de cenários, Gestão Em TI e E-Government

Segurança pública, cibersegurança e defesa nacional: estratégias integradas para as fronteiras

Logística, trade e supply chain: infraestrutura em regiões de fronteira

Agronegócio, turismo, comércio e infraestrutura como vetores regionais fronteiriços

Modelagem II: Modelagem de projetos de ação para a fronteira e/ou artigo científico

Workshops temáticos

Capas das edições lançadas em novembro

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome