O lançamento do IV Volume do (Re)Definições das Fronteiras, realizado dias 24 e 25 de setembro, em plataforma virtual, foi um sucesso! Além da parceria que garantiu palestra de docentes da Universidade de Coimbra (Portugal) e Universidade de Salamanca (Espanha), houve participação de autores dos 25 artigos publicados na edição. A transmissão também foi acompanhada por plateia atenta e participativa nas mídias sociais.
No evento, também foi aberta a chamada de trabalhos para o V volume da publicação, pioneira no Brasil na sua continuidade e no objetivo de colocar o tema ‘fronteiras’ em pauta e estimular reflexões acadêmicas sobre as realidades fronteiriças.
Os organizadores, professor Fernando José Ludwig e presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras e da Editora IDESF, Luciano Stremel Barros, fizeram o anúncio da próxima edição. Refletindo o momento pandêmico atual, o tema será ‘(Re)Definições das Fronteiras: trajetórias da crise global’, um convite para a exploração das vicissitudes das fronteiras sob o viés dos efeitos da pandemia de Covid-19.
O prazo para recebimento de trabalhos será 28 de fevereiro de 2021 e as normas seguem especificações da American Psychological Association (APA) (veja demais informações para submissão de trabalho abaixo). Os organizadores pedem o envio de confirmação de interesse na publicação, antes mesmo do envio do trabalho finalizado.
O presidente IDESF destaca que os desafios impostos pelo sistema internacional às fronteiras têm, cada vez mais, moldado tanto as funcionalidades quanto as realidades fronteiriças. “Diante da atual crise global, as fronteiras se tornaram instrumento fundamental para o controle da pandemia e seu fechamento e controle intenso se deu em inúmeros países. Importante compreendermos com mais profundidade os efeitos dessas alterações na vida das sociedades, dos países e do globo. Então, nada mais natural do que trazer este enfoque para marcar o primeiro quinquênio da publicação”, enfatiza Barros.
As edições da publicação (Re)Definições de Fronteiras podem ser obtidas nos seguintes endereços:
- Volume I (2017) – https://www.jurua.com.br/shop_item.asp?id=25380
- Volume II (2018) – http://www.idesf.org.br/2018/02/26/redefinicoes-de-fronteiras-velhos-e-novos-paradigmas/
- Volume III (2019) – http://www.idesf.org.br/2019/04/08/livro-redefinicoes-das-fronteiras-desafios-para-o-seculo-xxi/
- Volume IV (2020) – https://www.idesf.org.br/2020/09/22/redefinicoes-de-fronteiras-desenvolvimento-seguranca-e-integracao/
Para submeter trabalhos ao V volume do (Re)Definições de Fronteiras
1 – Para confirmação de interesse, enviar com a maior brevidade possível as seguintes informações individuais:
- Nome completo:
- Título do capítulo (provisório):
- Filiação:
- Curriculum Vitae resumido (máximo 10 linhas):
2 – Ao ser submetido para avaliação, o trabalho final deve seguir as seguintes diretrizes gerais:
- Curriculum Vitae resumido
- Resumo: 200-300 palavras
- Palavras chave: 5
- Tamanho: entre 3.500 e 5.000 palavras
- Normas: American Psychological Association (APA)
- Fonte: Times New Roman, tamanho 12
- Espaçamento: 1,5
- Prazo de submissão: 28 de fevereiro de 2021
3 – Endereços para envio:
- Fernando José Ludwig: fernando.ludwig@gmail.com
- Luciano Stremel Barros: barros@idesf.org.br
Contato IDESF: (45) 3029-7020
Rosane Amadori – Comunicação IDESF