A dimensão do mercado ilegal de telecomunicações, o impacto do contrabando no agronegócio brasileiro e a segurança pública nas áreas fronteiriças. Esses são os temas macros a serem debatidos no V Seminário Fronteiras do Brasil, uma realização do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), que acontecerá nos dias 24 e 25 de outubro, em Foz do Iguaçu.
Realizado anualmente, o evento reúne especialistas e formadores de opinião em torno das questões mais emergentes relacionadas às fronteiras brasileiras. “O objetivo é chamar atenção do poder público e da sociedade para a realidade das regiões fronteiriças, as quais impactam sobre toda a sociedade brasileira”, avalia o presidente do IDESF, Luciano Stremel Barros.
Em sua quinta edição, o seminário reuniu, no ano passado, mais de 300 inscritos do Brasil, Paraguai, Argentina e Espanha. Na programação deste ano o Instituto incluiu uma homenagem ao padre Maurício Camatti, que morreu em julho desse ano, por sua atuação no combate aos problemas de vulnerabilidade social na região.
O V Seminário Fronteiras do Brasil será realizado no Auditório da Polícia Federal, Av. Paraná, 3471, Centro de Foz do Iguaçu.
As inscrições abrirão em breve através do site do IDESF.