Quem somos

O IDESF – Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteira, nasceu no dia 5 de agosto de 2013, sendo constituído como pessoa jurídica sob a forma de Associação Civil, de direito privado, social e cultural, sem fins lucrativos, sendo regida por meio de estatuto e sabidamente referida à Lei nº 10.406/02 (Código Civil), a Lei nº 8.742/93, a Lei nº 9.790/99 e o Decreto nº 3.100/99. 

O IDESF tem dentro de seus objetivos a criação de mecanismos que promovam a igualdade e a integração entre as regiões de fronteira, o fortalecimento das relações políticas, sociais e econômicas e o combate aos problemas próprios destas regiões, por meio de estudos, ações e projetos, atuando através de parcerias públicas e privadas. 
 

Como Atuamos

O IDESF, por meio de parcerias públicas e privadas, desenvolve estudos, diagnósticos e projetos voltados principalmente para o desenvolvimento econômico e social das regiões de fronteira do Brasil, podendo atuar também nos países vizinhos, operando como ferramenta integradora e geradora de conhecimento. 

O IDESF atua junto ao governo, por meio de palestras, treinamentos, cursos e seminários; junto a indústria e o comércio, por meio de estudos para a proteção do mercado nacional e; finalmente junto a população por meio de projetos sociais no âmbito da educação, da cultura e da inserção laboral formal. 

Missão

Desenvolver, produzir e executar estudos e projetos que promovam a integração e o desenvolvimento econômico e social das regiões de fronteira, por meio do fortalecimento das relações diplomáticas, reforçando o sentido de pertencimento de cada região, assim como proporcionar ferramentas para a valorização e proteção da indústria, do comércio e das atividades legais e formais.

Visão

Ser referência na elaboração de projetos e estudos que promovam o desenvolvimento integral das regiões de fronteira, aportando ferramentas para a criação de políticas públicas, valorizando a população e protegendo a indústria, o comércio e as atividades legais e formais.

Valores

  • Integridade 
  • Integração 
  • Valorização 
  • Fortalecimento 
  • Desenvolvimento 
  • Trabalho em equipe 
  • Articulações públicas e privadas 
  • Diálogos positivos 
  • Conquista de resultados