Comitê analisa projetos de desenvolvimento da região trinacional

0
2326

Iniciativas de turismo integrado, capacitações para captação de recursos, diagnóstico econômico da região e estruturação de uma agência de desenvolvimento em Santa Rita, no Paraguai, foram alguns dos nove projetos apresentados nessa terça-feira (20) no Hotel Megal, em Ciudad del Este. As propostas são voltadas para o desenvolvimento da região trinacional, que envolve o Brasil, o Paraguai e a Argentina.

Os projetos foram elaborados por alunos do curso de Elaboração e Implementação de Projetos, que fez parte do Programa de Formação para o Desenvolvimento e a Integração Trinacional. Os participantes fizeram uma apresentação a um comitê avaliador e, caso sejam aprovados, poderão receber cofinanciamento para execução.

A capacitação em Elaboração e Implementação de Projetos, iniciada em setembro deste ano, foi composta por aulas teóricas e oficinas de acompanhamento para a elaboração das propostas. Na terça-feira os alunos defenderam os seus projetos frente a um comitê avaliador composto por representantes das instituições parceiras do Programa: Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), PTI Paraguai, Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ciudad del Este (Codeleste), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID-PY), o Ministério de Indústria e Comércio do Paraguai.

O diretor técnico do PTI, Claudio Issamy Osako, foi um dos avaliadores. Ele comentou que a maior parte dos projetos apresentados vislumbra a possibilidade de integração trinacional, o que está alinhado com o propósito do Parque, de promover essa integração em diversas áreas. “Outro ponto positivo é a formação de pessoas em desenvolvimento territorial na mesma linha em que nós entendemos esse conceito, gerando um fator multiplicador das ações que fazemos no território”, afirmou.

Ainda conforme Osako, os projetos não têm alto custo financeiro e são uma oportunidade para os participantes do curso executarem, de maneira prática, o conhecimento teórico adquirido na formação. O resultado da seleção será divulgado nos próximos dias.

Fonte: Matéria completa aqui!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome